sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sargento da PM lança livro "Raízes de Xapuri" contando a história do município através versos



“A história que eu vou contar / parece ser engraçada / trata-se de uma cidade / que ao longo é chamada / de princesinha do acre / pra alegria da moçada”. Este é um pequeno trecho do livro “Raízes de Xapuri” de autoria do sargento Ciro da Silva, da Segunda Companhia da Policial Militar.

O livro teve boa recepção e pretende difundir a história de Xapuri através de versos rimados em um estilo literário conhecido como literatura de cordel, que oferece maior leveza no ensino da história do município, e é mais acessível e compreensível, sobretudo, para as crianças.

Com 68 páginas, todas com uma estrofe, Ciro trata sobre as lutas travadas no período da “Revolução Acreana”, processo de imigração, lutas pela posse de terras entre fazendeiros e posseiros que vitimou Chico Mendes, além de fazer menção a famílias tradicionais da pequena cidade.

Seus versos não são presunçosos, guardam em si a simplicidade de quem apenas relata uma história, sem pretensões que se sobrelevem a sua própria capacidade. Como autor afirma em um trecho do livro:

“Eu quis fazer esse livro / sem me preocupar com dinheiro / más quero que / todos saibam / que sou um bom brasileiro / sem dúvida ele será lido”.

Ciro já acena em “Raízes de Xapuri” que o livro é apenas o primeiro de outros trabalhos que virão.

“Vou deixar pra falar mais / só na próxima edição / se não acaba o assunto / e eu fico sem opção / mais tenho certeza que deus / irá me dá inspiração”.

O militar e autor já comandou a companhia de Xapuri e hoje desenvolve projetos comunitários pela PM como a Visita Solidária que tem como objetivo acompanhar pessoas vítimas de violência doméstica e de lesão corporal, um trabalho preventivo que tem dado certo.

5 comentários:

  1. Amigo Ciro, parabéns pelo belíssimo trabalho. A produção de conhecimento em nosso Estado ocorre de forma muito tímida, poucas pessoas se aventuram na arte de escrever, então, trabalhos como esse, que vem evidenciar a história, a cultura e os valores de um povo é muito positivo. E como bem frisou o redator desse texto, o trabalho e literatura de cordel se torna muito acessível e prazeroso de se lê. Continue escrevendo e produzindo conhecimento, você fará a diferença.Desejo que esse seu trabalho venha abrir as portas para muitos outros que virão.

    Meus parabéns, abraços do amigo,

    Isaque Ximenes

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado meu amigo Isaque,fiquei muito feliz pela divulgação do meu livro neste blog,espero que todos gostem e possam ler da suas opiniões e sugestões para que no próximo eu possa melhorar alguma coisa.
    A minha intenção,é fazer com que as pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer ou saíram sedo de Xapuri ou até mesmo nossas crianças,possam ter acesso a um pouquinho dessa cultura que é riquíssima.Claro que isso também me envaidece no sentido de poder deixar também um bom legado tanto para minha família quanto para toda sociedade de um modo em geral.

    Sargento Ciro Xapuri.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo Ciro, pelo o livro espero que vc não tenha esquecido , de seus amigos CRUZEIRENSES,que chegaram ai pra reforçar, logo após o ocorrido com o CHICO MENDES e que ainda resta dois ai que são : Frázio e Marcos , dos 11 PMS , que sairam daqui de Czs.
    do amigo: 1° Sgt. PM. GARCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais esquecerei de vocês meus amigos Cruzeirenses,vivemos muitos momentos bons e ruins juntos e isso ninguém irá apagar.Abraços.


      Abraços C/1 Ciro.

      Excluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.