quarta-feira, 22 de maio de 2013

EXPECTATIVA DA ISONOMIA DO RISCO DE VIDA


Partindo de um sentido bem superficial, "EXPECTATIVA" não vai muito além de nosso sentimento de antecipar algum acontecimento futuro, mas pode trazer reflexões profundas. Quem, quando criança, nunca ficou ansiosamente esperando o último dia de aula do ano para mostrar as notas ao pai e receber o seu tão sonhado e prometido prêmio? Quem ainda não indagou a si próprio ou a outrem: como será minha vida a partir da conquista de tal sonho? Nossas vidas parece estar intimamente ligada ao horizonte de expectativas que projetamos ou que foram geradas por outrem, um não existiria sem o outro e, embora não possamos determinar completamente nossas ações, somos compelidos a buscar disposições mentais para enfrentar nossa incessante atenção expectante. Este princípio, por assim dizer, constitutivo de nossa vida psíquica, implica que grande parte de nossos sentimentos e decisões envolve expectativas e, portanto, apreensões sobre o futuro. Nesta proposição geral, expectativas podem referir-se a nossos sentimentos mais íntimos, ao rumo de nossa carreira profissional ou a atividades cotidianas.

Tenho andado pelos Batalhões e demais unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, na capital e interior do Acre, observo quão grande é a expectativa gerada em torno da equiparação do risco de vida por todos os militares. O mês de maio parece não ter fim, e quanto mais se aproxima seu final, vejo no rosto de cada guerreiro um ar de frustração e de cansaço à espera de algo tão possível de ocorrer, e que soa como incerto. E você que está lendo esse texto e não tem conhecimento dos acordos, deve estar se perguntando, mas porque o mês de maio traz tanta ansiedade aos militares, é porque foi para esse mês, “maio” a promessa feita pelo governo para que a isonomia do risco de vida se efetivasse para os operadores de segurança pública. 

Desde o início de 2011, quando eu ainda trabalhava no Gabinete Militar, ouvia os policiais militares da segurança pessoal do Governador falarem que era de seu interesse fazer a equiparação do risco de vida, o governo também falava que os militares, no final de seu mandato estariam recebendo salários iguais ou superior ao da PEC 300. 

Para refresca nossas memórias fracas, em outubro de 2012, policiais militares que se encontravam em uma reunião, próximo ao colégio Alternativo, presentes no local, o ex- vereador sargento Vieira, coronel Deodato, deputado Jamil Asfury e o Governador Tião Viana, quando na ocasião, ficou pactuado entre o governo e os militares que a isonomia do risco de ocorreria em maio de 2013. Duas coisas merecem reflexão, primeiramente que ainda estamos no mês de maio e a segunda coisa é que ainda tem mais de um ano para terminar o mandato do governador.

Conversava com um determinado militar e ele me dizia: – Isaque tem muitos militares que já fizeram mil e um projetos contando com essa isonomia, como por exemplo, houve gente que já marcou casamento, planeja adquirir terreno para construir sua casinha e outros que falam em comprar um meio de transporte, enfim, os mais diversos sonhos estão sendo gerados na cabeça da maioria. – Então te digo o pessoal tá muito ansioso.

A expectativa aponta sempre para dois caminhos: o que é bom e o que não é. Ter expectativa é ser direcionado para aliviar e esperar, e isto cria um mal-estar. Esperar que tudo dê certo é aniquilado pela homogeneização perceptiva – desaparece qualquer motivação, resta apenas conferir. Quando as expectativas ainda comportam dúvidas, mas aniquilantes se tornam, pois requerem divisão para ser suportadas. A inutilidade, o despropósito cria pântanos preenchidos por dúvidas, insegurança e medo. (Heidegger) 

A política manipulativa e dogmática conduz cada vez mais a sociedade a alienação, mantem as pessoas sobre a expectativa de melhores dias. Os argumentos tem por base uma democracia forjada, que apreende os indivíduos a expectativa de um futuro promissor e de um sacrifício recompensador. 

O governador Tião Viana vem ao longo de seu governo mantendo um canal de diálogo aberto com as representações dos militares, tivemos algumas conquistas significativas, como exemplo, a unificação das datas de promoções, a criação de novas vagas nos quadros da polícia militar, do coronel ao segundo sargento, a realização dos cursos de formação nas datas certas, a criação do auxílio por morte ao militar que morrer em decorrência do serviço, ao que ficar em decorrência do serviço, com invalidez permanente ou invalidez temporária, essa última faz-se necessário a comprovação de gastos. 

Sabemos que muitas coisas não avançaram como gostaríamos, como exemplo, o auxílio uniforme pago em pecúnia, curso superior como requisito para ingressar na Polícia Militar e Bombeiro Militar, equiparação do risco de vida, investimentos em instalações físicas de quarteis, porte de armas na carteira, reformulação ou mudanças profundas no RDPMAC, adequando-o à Constituição Federal de 1988.

Estamos confiantes de que no dia 28 de maio de 2013, teremos avanços significativos nas negociações. Estamos acreditando que dessa reunião sairá algo bom e que agradará os militares, primeiramente, por ser consenso entre os secretários que já conversamos de que o governo vai honrar com os acordos feitos com a segurança pública, outro fator que nos leva a crer que será positiva a reunião é o fato do governo ter falado reiteradas vezes que agora em maio se concretizaria as negociações com a categoria.


Isaque Félix Ximenes – SGT PM 
Presidente da AMEAC

7 comentários:

  1. É a pior coisa é acreditar em quem não vale nada.Todos os policiais já sabiam disso,esse povo parece que tem o nariz furado de banda como os indios usam.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu irmão Isaque pelo belo texto, mas não concordo da parte da negociação quanto ao Risco de Vida, pois ao meu ver não há mais o que se negociar.
    O Governador deu sua palavra, já foi negociado e ele comprometeu-se, ou ele não tem palavra? As negociações do dia 28 devem ser para todos os pontos pendentes, mas o risco o Governo deve só regulamentar, pois pra isso não tem mais negociação, já que na busca de voto dos milicianos para o pleito municipal do ano passado ele firmou este compromisso. Por tanto, Equiparação do Risco de vida já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o caro amigo! Você falou muito e não disse nada sobre o risco de vida. Sei que você Isaque, é muito prudente em suas palavras e respeitoso nas suas reinvidicações para a categoria junto ao governo. Porém, se a nossa associação não tomar medidas mais efetivas como: Manifesto organizado e pacífico caso o governo quera nos enrolar com nova negociação de risco de vida (ponto já negociado e "juramentado"), você e a diretoria da associação também ficaram desprestigiados. Portanto, sugiro que você faça uma assembléia com esse intúito caso o governo não cumpra com sua palavra.
      Att,
      Policial de Acrelândia

      Excluir
  3. Há um trecho do livro " O Príncipe" de Maquiavel que diz:
    o governante não deve honrar com a palavra empenhada!
    Logo, vemos o governo seguir a risca as recomendações escritas em " O Príncipe" por Maquiavel.

    ResponderExcluir
  4. '' ONDE HÁ PODER, TEM UMA FORMA DE RESISTENCIA.''ÉSTAVA NAQUELA REUNIÃO TENHO GRAVAÇÕES DE AUDIO DE TODOS PRINCIPALMETE DO GOVERNADOR. O MÊS DO RISCO MAIO DE 2013!!!TEM QUE TER PALAVRA!!TE QUE SE HOMEM ASSUMIR O QUE FALA!!

    ResponderExcluir
  5. QUEREMOS UMA PROMOÇÃO REAL!
    Isaque,aproveitando as "negociações" que no meu ponto de vista não tem mais o que negociar, é sim ou não,porque esse assunto já foi debatido e segundo o que me consta o governador se comprometeu em incorporar o risco de vida ao nosso salário.Você deveria abordar a questão do engarrafamento que está acontecendo no quadro dos praças,tem gente que já tem mais de 5 anos na mesma graduação e até agora nada foi feito pra resolver esse problema.Vamos chegar a um consenso,completou o tempo,promove.Tem vagas abertas promove.Essa é uma das melhores maneiras do comandante e governador beneficiar a corporação, se realmente esse for o desejo deles!

    PÉ PRETO.

    ResponderExcluir
  6. Fiz um comentário no post do elton fonseca e ainda não vi minha postagem... Sei que não fiz nenhum comentário ofensivo... Agradeço aguardando desde já.

    att,

    Policial de Acrelândia

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.