sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tenente mostra a verdade por trás da ideia de criação da associação dos oficiais

A criação da associação dos oficiais e a divisão dos militares

Sou um oficial combatente e subalterno e gostaria da paciência e atenção de todos que acessam este renomado e perseguido blog. Vou deixar nestas linhas algumas considerações a respeito da possível criação da Associação dos Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros do Acre. Diante do que me foi exposto como argumento que justificavam essa criação cheguei à conclusão de que se trata de enfraquecer nossos atuais representantes e conseqüentemente os policiais militares e bombeiros, sob a desculpa de que as atuais associações não tem nos representado nos últimos anos. Para mim isso, é uma falácia e uma forma de tirar a responsabilidade do Clube dos Oficiais como nosso representante diante do governo e da realidade que nos encontramos.

Quando vieram conversar comigo na busca de me persuadir na adesão da idéia de criar uma associação dos oficiais, a primeira coisa que eu perguntei, depois de ouvir por 15 segundos meu superior, foi o real motivo de tal idéia. Sabia que os argumentos seriam poucos, uma pessoa que tem objetivos de categoria passaria mais de 15 segundos em explicações. O único argumento foi a de que a AME só luta por praças e os oficiais nunca tiveram espaço nela. Mas quem foi mais favorecido na última negociação? Fomos nós, porque o governo deu aumento em porcentagem sobre o salário de cada um. Na aprovação do novo QO, quem foi mais favorecido? Fomos nós, porque a abertura de novas vagas não foram proporcionais. Eu mesmo só não fui promovido porque não tenho interstício, assim que completar meu tempo, serei promovido a capitão, eu e minha turma inteira. Agora me diga, quem se ferrou nessa história toda? Foram os praças, pegaram cadeia e deram a cara a bater para que nós tivéssemos a oportunidade de sermos promovidos. Sejamos sinceros. Eu mesmo não tive a coragem que os praças tiveram de peitar o governo para conseguir melhorias para todos. Se fui covarde? Fui. As associações e o deputado só ficaram com mais atenção para os praças porque eles precisavam de mais proteção mesmo. Os únicos oficiais que estavam no meio dos praças para fazer a manifestação eram os da P2 e o Major Rocha.

A gente espera muito da AME e das associações e achamos que só pagando a mensalidade está tudo certo. Sei que se, eu mesmo, tivesse pegado aquele microfone no dia da manifestação e tivesse falado tudo o que eu penso do governador Tião Viana, ajudaria mais do que todas as minhas mensalidades na AME. Já fui representante de estudantes em grêmios e sei como a banda toca.

Os oficiais que estão divulgando essa idéia se estribam em mentiras com um único objetivo, a meu ver, dividir praças de oficiais mais do que já estamos divididos. Tenho minhas críticas a AME, mas não posso deixar de reconhecer que, a gente mesmo como oficiais, não estamos dando nossa parcela de contribuição. Como queremos que a AME seja também de oficiais se os oficiais não se sentem dela? Gostei quando foram conversar com a gente no Clube dos Oficiais, temos que nos aproximar e criticar mesmo se acharmos que temos, mas nos dividir nunca, porque isso não é bom para a gente. Isac, nós ainda vamos conversar a respeito disso.
Sei que a principal pessoa que está apoiando essa idéia é o senhor comandante geral. Essa associação tiraria um peso enorme das costas dele, já que o coronel Anastácio é o presidente do Clube dos Oficiais. Aliás, onde estava o clube nas negociações com o governo? O coronel Paulo Cezar, Major Freitas e o Major Messias deveriam mudar o presidente do Clube dos Oficiais e assumir a dianteira ao invés de tentar criar uma associação, já que eles querem mesmo mudar as coisas. A única vez que eu vi o clube dos oficiais defender alguém foi para defender seu próprio presidente dos ataques do deputado Major Rocha. Colocaram meu nome no manifesto de apoio sem ao menos me pedirem permissão.  Não vamos criar mais uma associação, vamos buscar fazer com que nosso Clube dos Oficiais defenda nossos interesses, assim podemos somar forças com a AME e fazer com que todos ganhem.

Sabe o que um dos meus superiores me disse quando falei em unir forças? Para o governo e mais fácil favorecer algumas pessoas do que a grande maioria. Está ai a grande verdade por trás da criação da associação dos oficiais.

1º Tenente PM
Combatente e subalterno

13 comentários:

  1. Meu amigo, acho que você foi muito feliz na sua carta. Infelizmente temos uma parcela que só pensa no seu próprio umbigo, sem querer enfrentar qualquer tipo de risco. E ainda ficam doidinhos quando não ganham tudo, quando não ganham mais que os outros. Entre os oficiais isso é uma coisa muito forte. Veja o caso do presidente do Clube, existe alguém mais servil que o dito cujo? De igual maneira acho que ele foi um dos que mais lucrou na PM. Sempre pensando no próprio umbigo, e ainda tinha gente achando que ele iria fazer a diferença. Pagamos 600 reais por ano, para um clube que só promove um ou dois eventos durante o ano. Um clube que é alugado para “gatos e cachorros” e não vemos uma prestação de contas. Um clube que construiu um espaço, um restaurante eu acho, e que depois de pronto foi entregue graciosamente para alguém ganhar dinheiro sem pagar aluguel. Um presidente omisso que nunca levantou a voz para defender os nossos interesses, usando o clube como trampolim para se dar bem.

    ResponderExcluir
  2. "Para o governo e mais fácil favorecer algumas pessoas do que a grande maioria."
    Disse Tudo.

    ResponderExcluir
  3. O Coronel Anastácio está sendo injustiçado. Antes dele não existia clube algum. Agora existe um espaço que tem servido não apenas aos associados, mas também a sociedade em geral, e deste modo, aproxima vários segmentos sociais à comunidade policial militar.
    Cada segmento dentro da Corporação tem seus anseios e metas, mas todos devem lutar pelo bem comum.
    O importante é lutar para que todos possam ser atendidos, o que nem sempre é possível.
    A meu ver, a criação da Associação de Oficiais é bem vinda.
    A existência de mais de uma associação não é privilégio apenas da PMAC. Pode-se citar como exemplo a própria polícia civil, onde também existe a Associação de Delegados; a UFAC, onde também existe a associação de docentes, no Judiciário... e assim por diante... e todas convivem de maneira harmoniosa e buscando o bem comum.
    Não devemos analisar a questão somente pelo lado político partidário.
    Considero que a Associação dos Militares será mais uma grande força em favor da Corporação e, caso tal projeto seja levado adiante, estou disposto a cooperar com a futura diretoria na lutar pelo interesse comum da família policial militar, e o fortalecimento da Instituição PMAC para bem cumprir sua relevante missão social.

    Também é bom lembrar que em nenhum outro órgão estatal, o Diretor, Secretário ou Chefe, é tratado da forma como tem ocorrido na PMAC nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  4. Essa não parece ser a verdade, pois é só tirá-lo nas próximas eleições. Acho que está tudo certinho e em seu devido lugar, se me lembro bem, o major Rocha se candidatou e não ganhou. Eu sou um suboficial(se DEUS quizer, ano que vem saio oficial, mas não me associarei ao clube, caso mude de ,me associarei só para fazer oposição, éssa será minha contribuição efetiva para realizar uma mudança. Reclamar só, não adianta, temos que tomar medidas práticas. Mas a grande verdade é que cada um só quer puxar brasa para sua sardinha, é "Cada um por sí, e DEUs por todos". INFELIZMENTE.
    Seu Lunga.

    ResponderExcluir
  5. Senhor tenente, suas palavras teriam muito mais respaldo se o senhor tivesse se identificado. Como não o fez, todas, para mim, não passaram de falácias.

    ResponderExcluir
  6. Não podemos negar que a administração de Cel Anastácio no Clube tem o seu valor, assumiu uma entidade sob intervenção, visto os desmandos de diretoria anterior, que se levara por associados descompromissados que jogaram-no ao fundo do posso. Ele (Anastácio) equilibrou as finanças e construiu um patrimônio invejável, isso não podemos negar. Mas por outro lado, o Clube precisa ser mais atuante no que concerne o seu papel representativo do círculo de oficiais, ou seja, defender os interesses dos associados e isso inclui as reivindicações trabalhistas, juntando-se à AME que, por sinal não é das praças, mas dos PPMM. O clube sempre ficou no anonimato na hora dos empates trabalhistas, isso é uma verdade. Administrar o patrimônio, o plano UNIMED e promover as festas tradicionais é muito pouco. Podemos nos juntar e fazer desse clube, não um curral eleitoral, mas uma entidade apartidária que busque dentro do respeito, da ética e da moral melhores condições para oficiais e a corporação como um todo. "Unidos ( Clube de oficiais X AME-AC) SOMOS MAIS FORTES E IMBATÍVEIS".

    ResponderExcluir
  7. Sim! Com relação a identificação do Tenente, é claro é óbvio que ele não é um bobinho em se identificar. Prá ser pego e degolado na carreira de oficialato? É um direito dele não se identificar. Nós que estamos na reserva temos sentido as represálias de superiores, em virtude de nossos comentários contudentes e identificados, como sempre os faço. Já pensaram esse pobre Tenente?...

    ResponderExcluir
  8. Como ele vai se identificar? Ele só está esperando o "tempinho" passar para ser promovido a capitão. Vai se identificar para quê? Para pegar cangalha, portanto, para mim também não tem moral, como disse Alferes são apenas falácias.

    ResponderExcluir
  9. Identificar pra que? Pra ser perseguido. e transferido pra foz do breu?

    ResponderExcluir
  10. Alferes você mora em qual estado? Identificar-se nessas circunstancias, vai lhe trazer perserguição e até punição. Não precisa nem lembrar isso, todos nós já sabemos.

    ResponderExcluir
  11. Não acredito que um tenente tenha escrito isso...
    Parece mais com uma coisa montada pelo blog...
    A conotação é clara... POLÍTICA...
    A intenção é atingir os atuais governantes do Acre...
    Se for verdade...
    Seja HOMEM tenente... apresente-se...
    Ou vc é igual aquele sargento trapalhão (xavier) da novela das 19:00h - Morde e Assopra??

    ResponderExcluir
  12. Agora vamos e venhamos, se tem um adjetivo que NÃO se enquadra para esse tenente anônimo é qualificá-lo de "pobre",nem na questão da remuneração que percebe, nem na questão de se posicionar sobre seus anseios ao Comando Geral, afinal se tem uma classe que tem voz e vez nos quartéis desse Estado são os oficiais.

    ResponderExcluir
  13. COITADO DESSS TENENTE, COMO ELE MESMO DIZ, LOGO SERÁ CAPITÃO, E O SALÁRIO VAI AUMENTAR, ENQUANTO ISSO......
    QUANTA A ASSOCIAÇÃO, SERÁ BEM VINDA, NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A SE FILIAR, NÃO SEI PORQUE DO MEDO AME

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.