terça-feira, 6 de abril de 2010

O milagre das eleições

Diário Oficial publica interstício de três anos de 3º SGT para 2º SGT
Em tempos de eleições, sobretudo dessa envergadura como a de 2010, é comum as categorias pressionarem em busca de melhorias salariais e de condições de trabalho. Os servidores da saúde conseguiram um aumento que girou entorno de 30 a 35%. Os médicos têm mais por que vibrar. O piso inicial que era de 3 mil e 100 reais subiu para 6 mil e 800 reais. A Polícia Civil conseguiu aprovar o Banco de Horas, a exemplo do que vinha acontecendo com os militares estaduais, além de realizar mudanças importantes na Lei Orgânica que rege a categoria. E os militares, o que ganharam?
O Diário Oficial desta segunda-feira, dia 05, trouxe a criação, na verdade volta, do Quadro de Oficiais de Administração (QOAPM) e fixou o interstício de três anos de 3º sargento para 2º. Conquistas que representou mais uma obra de campanha do que propriamente uma reivindicação de entidades representativas dos militares estaduais.

O pai da criança
Talvez tenha sido pelo fato de não ter tido forte pressão de entidades representativas para as conquistas desses direitos que abriu brechas para uma conversa no Clube de Cabos e Soldados na última sexta-feira, dia 02. Reuniram-se Ermício Sena e Thaumaturgo Lima (ambos candidatos nas eleições deste ano), Gilvandro Assis e 3º’s sargentos da PM, além da presença do subcomandante da PMAC, coronel Paulo César. Na pauta da conversa a promoção a segundo sargento ainda no final deste mês. Aquilo que geralmente os militares sabem em formaturas, souberam agora pela boca de candidatos. Muito estranho, mas compreensível.
Desde a eleição do sargento Vieira a vereador de Rio Branco com uma considerável votação e diante de pouco dinheiro empregado na campanha que os militares têm sido alvo de interesses de alas do governo. Os dois candidatos são petistas e a intenção é clara, desarticular o eleitorado militar em prejuízo de major Rocha, que seria um calo no pé no governo petista caso Tião Viana ganhe as eleições de 2010 e não mude as atitudes com relação a classe militar. O nome disso é governabilidade. O caso foi publicado no blog do Deputo Luiz Calixto e pode ser levado o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como campanha fora de época.

Toma lá da cá
Com pouca força de mobilização devido a fortes rachas dentro da AME e falta de iniciativa dos clubes, podemos afirmar que os militares ganharam também mais trabalho. Ou seja, ganhamos perdendo. Dá com uma mão e tira com a outra.
Com base no mesmo Diário Oficial, o Estatuto dos Militares Estaduais passa a vigorar com o artigo 147 afirmando que os integrantes da Banda de Música, dos Quadros da Saúde e administrativo poderão, a critério do comandante geral, desempenhar serviços nas atividades fins, o que já vinham acontecendo em policiamentos extraordinários. Isso não agradou em nada os integrantes da banda de música.
“Nem os combatentes realizam cursos constantemente para desempenhar seus serviços nas ruas, imagine agora a gente. Vou prender uma pessoa usando sax, surdo e pratos? Imagine minha situação, eu ter que falar para um delinqüente: ‘Pára! se não eu toco. Pára! Se não eu jogo meu trombone’. Treinamos para tocar não para prender”, afirma um sargento da banda de música com ar de ironia e sorriso no rosto.
A mesma situação acontece com os servidores do quadro da saúde. É preciso que a lei não venha somente a legitimar o empenho de servidores, nestes casos, no serviço fim da instituição, mesmo que de alguma maneira eles já estejam envolvidos. É preciso também que a lei determine que a PM deva realizar cursos constantes para os servidores e que esses cursos não sobrecarregue os militares privado-os de suas merecidas folgas.

7 comentários:

  1. Cabe recurso pessoal! Ao ingressarem da PMAC sabiam que estariam limitados a atividades referente às suas especialidade( atividade meio ). Já no curso ou estágio que realizaram, programado por um plano de curso, do qual ajudei a elaborar, os conteúdos programáticos foram basicamente R Cont (R-2); RISG (R-1); ORDEM UNIDA; LEGISLAÇÃO PM (Pode-se dizer parte militar). Pergunta-se: e a parte policial militar? Esses profissionais voltarão à sala de aula para complementarem o processo ensino aprendizagem (Fundamentos do PO; Def Pessoal; CDC; ETC.? Rasgaram a legislação? 667? R-200? Nunca pensamos que descomprometidos com a instituíção fariam isso... bagunçaram mesmo, heim?!

    ResponderExcluir
  2. Desde da invenção da PMAC, nos idos de 1974, a estratégia é a mesma. Muda Governo, muda partido, muitas vezes parece que houve renovação, novos ares, porém é a mesma característica, é o modus operandis para alcançar determinado objetivo localizado. Exemplo, por volta dos anos de 1995/96, o intestício de TEN CEL p/ CEL, modificou de 3 anos para 1 1/2, cujo objetivo específico é a promoção do Cel "Lero". Posteiormente, o intestício fixou em 1 ano, cujo objetivo é presentear a promoção do "PC" e em seguida do "dono da fármácia do calafate". A nível de ST/SGT, a pouco tempo, houve reduções de intestício, e muitos "peixes" foram promovidos. O mais interessante, o PT arrotava que essa prática de reduções e mais reduções era ilegal e imoral, e aconteceu na fábula da floresta - então, os fatos foram a razão do tempo.
    E agora, são 35 anos existência da mesmice, das mesmas práticas, são os mesmos argumentos e os mesmos subterfúgios para alcaçar ou conquistar determinado objetivo. Hoje, a estratégia, num primeiro momento é arrumar um "pai da criança", para "beneficiar" um grupo de sargentos - por outro lado, o segundo objetivo é enfraquecer a possível candidatura do Major Rocha, e enveredar pela ilusão dos supostos candidatos Ermício Sena e Thaumaturgo Lima, a deputado estadual e federal respectivamente.
    Abram os olhos!

    ResponderExcluir
  3. É SEMPRE ASSIM.GANHA-SE DE UM LADO E PERDE-SE DE OUTRO.O QUE NÃO É VERIFICADO É A LEGITIMIDADE DO TEXTO.POR HÁ UM REGULAMENTO QUE PREVÊ DE QUE FORMA OS QUADRO ESPECIALISTAS DEVEM SER UTILIZADOS NA ATIVIDADE FIM.DE OUTRO MODO SE TORNA ILEGÍTIMA.
    AQUELA IMAGEM DE QUE A BANDA NÃO TRABALHA AINDA ESTÁ NA MENTE DA MAIORIA DE NOSSOS COMPANHEIROS.
    TEMOS QUE MUDAR NOSSA MENTE E ENTENDER QUE CADA UM TEM SUA FUNÇÃO DENTRO DA CORPORAÇÃO.EM CASOS EXTRAORDINÁRIOS OS PPMMS ESPECIALISTAS PODEM E JÁ VEM SENDO UTILIZADOS A EXEMPLO DA OPERAÇÃO PAPAI CRUEL.
    IMAGINE O CAMINHO INVERSO.SE TODA VEZ QUE A BANDA PRECISASSE DE UM MUSICO(E ELA PRECISA DE NO MINIMO 60)O CMT TIRASSE UM INTEGRANTE DO BOPE QUE DESEMPENHA UMA FUNÇÃO QUE SÓ ELE SABE FAZER E O COLOCASSE PARA DESEMPENHAR UMA QUE NÃO É SUA ÁREA?
    INFELIZMENTE É MAIS UM PRESENTE COM UMA SERPENTE DENTRO.

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos,
    observamos a PM ser transformada em palanque político-eleitoral por parte dos "governistas".
    Em ano de eleição acontece de tudo: mudam até lei de promoções para garantir votos ao governo queimadíssimo com os PMs...
    A PM através de seus comandantes com atrelamento político-partidário (os lambe-botas) prostituem a instituição e suas convicções militares: criou-se o "militarismo petista" em que o próprio militarismo é um engodo e serve para calar a boca dos hierarquicamente inferiores e insatisfeitos ao verem seu trabalho viram política de um partido político!
    Não sei quanto a vcs, mas eu tenho uma receita em 2010: Rocha - Estadual, Ilderlei - Federal e o PT que se lasque...

    ResponderExcluir
  5. interticio justo seria 2 anos,e se nao tivesse vaga,o policial passaria a ganhar,só não seria promovido,isso sim seria justiça

    ResponderExcluir
  6. Segundo a legislação original (667, R-200 e leis de Promoções - de praças e de oficiais), as promoções são realizadas dentro das vagas dos quadros distintos (QOPM, QPPM Quadro de saúde, Quadro de músico). Ao ingressar no quadro o Policial já sabe disso. Com o decorrer dos tempos, os policiais desses quadro menores (Saúde e Músico) reivindicavam concorrer promoções junto com o pessoal do QOPM e QPPM, apelidados "Combatentes".
    O que lhes eram negado, baseado na legislação vigente. Politicamente, posteriormente, conseguiram isso. E como tal, os colocaram nas diversas escalas sem estarem preparados para isso. Taí o embrolho... É que o ARAUTO disse, com outras palavras BAGUNÇA POLÍTICA DENTRO DA PM. Modus operandi condenada pelo PT no passado e agora utilizado por eles, para tentar conquistar votos na caserna. É por isso que os nossos Comandantes, e quando falo comandantes não é os Gerais, mas nos diversos escalões, quando ocupam os cargos estão despreparados, pois falta a vivência (experiência administrativa e operacional). Que experiência (Adm e Op) tem o homem da farmácia prá ser Coronel? E tantos outros que ficaram a vida inteira em funções fora do Quartel.
    Ver se esses absurdos ocorrem nas polícias sérias (PMESP, BMRS, PMMG, PMPR, GO).

    ResponderExcluir
  7. Os militares sempre estiveram expostos, dada sua vunerabilidade política, nas mãos desses oportunistas. Infelizmente a população é que sofre com a ação desses saqueadores inescrupulosos do bem público.
    O oportunista cel (***moderado***) nunca enganou ninguém de seu objetivo escuso de chegar ao topo de qualquer jeito. Ele e o Cel farmacêutico. Bajuladores inescrupulosos e sem vergonhas. Estão vendo os petralhas humilhando os militares e mesmo assim ainda aproveitam para tirar o seu de quem já não tem nada. Mas o deles um dia chegará. Nada passa nessa vida incólume.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.