segunda-feira, 10 de maio de 2010

Curso de formação de soldados chega à reta final: Novos policiais ainda não deram nenhum tiro

Equipamento indispensável ao exercício da atividade policial, o armamento e a prática de tiro deveriam ter um espaço importante na formação de qualquer profissional que trabalhe no setor de segurança. É verdade que não podemos estimular os nossos policiais a saírem atirando a torto e a direito, mais eles devem estar preparados para usar o armamento disponível, nos momentos em que essa utilização for indispensável.
O domínio do armamento e das técnicas de tiro são fundamentais para que o policial possa defender sua vida, a vida de seus companheiros, da sociedade e do próprio infrator.
O curso que está formando os novos policiais militares acreanos não difere dos outros cursos já realizados, pelo menos se for considerada a disciplina armamento e tiro. Como em cursos passados, os atuais alunos soldados estão sendo empregados no policiamento ostensivo desarmados e mesmo que estivessem portando armas, lhes faltaria a prática de tiro.
"No passado tivemos turmas que se formaram sem efetuar um único disparo, depois de passar a pronto receberam autorização para cautelar o armamento e sair pras ruas, mesmo sem conhecer nada sobre armas ou saber atirar”, é o que relata um sargento.
“Durante os quase seis meses do curso nós aprendemos a montar e desmontar o armamento que é usado pela policia militar, mais ainda não demos um tiro. Acho que saber desmontar armas não é suficiente prá andar armado no serviço. Estamos preocupados, dizem que não tem munição, que ela está faltando prá treinamento, espero que não queiram que esse aprendizado aconteça depois da nossa formatura”, acrescenta um aluno soldado.

7 comentários:

  1. não muito distante... em um certo curso de formação os alunos soldados deram dois tiros de pistola ponto quarenta, dos quais um era o treinamento e outro era valendo a nota da disciplina.

    ResponderExcluir
  2. INFELIZMENTE ESSA REALIDADE NÃO ACONTECE SOMENTE NA PMAC O COMANDO DEVE ORDENAR EM TEMPO HÁBIL, TODAS AS NECESSIDADES PARA A REALIZAÇÃO DE UM CURSO NA ACEPÇÃO DA PALAVRA, SEJA DE SD, CB OU SGT PM OU ENTÃO VAI VIRAR O QUE SEMPRE DIZ UM COMPANHEIRO "VAI VIRAR A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO" LEMBRANDO O COMEDIANTE CHICO ANÍSIO. POR ISSO QUE NÃO CONCORDO COM A FORMAÇÃO DE OFICIAIS EM RIO BRANCO, SE JÁ NÃO TEM CONDIÇÕES PARA BANCAR UM CURSO DE SOLDADOS CO0MO SE ATREVEM A QUERER FORMAR OFICIAIS, ESTÃO TIRANDO A OPORTUNIDADE DOS ALUNOS OFICIAIS CONHECEREM OUTRAS POLÍCIAS E PASSAREM A VISLUMBRAR OUTRAS REALIDADES.É A MINHA OPINIÃO ESPERANDO QUE POSSA MUDÁ-LA CASO AS COISAS DE FATO MELHOREM EM TODOS OS SENTIDOS. "POLÍCIA E COROLLA/NOVO, SÓ TEM QUEM PODE"

    ResponderExcluir
  3. Distante, mas muito mesmo... anos 80... em um curso de soldado a execução de tiros foi "à seco", dizia o instrutor. Isso significa disparar a arma (revólveres, fuzís e escopetas) sem cartuchos. KKKKK! Diferença de lá prá cá?... éramos segurança pública de 3º mundo. E agora? Com o advento do CIEPS, diziam os PTistas entrarmos na formação policial de 1º mundo. Que mundo novo é esse? KKKKK! Parece-me que só mudaram de nome... Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP para Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública - CIEPS. Não adianta termos os melhores instrutores, como falam, se não lhes é oferecidas as condições necessárias para o autêntico processo ensino aprendizagem.
    No caso, Armamento e Tiro Policial, no seu Plano de Matéria e PUD são previstas uma parte teórica e uma parte prática, incluindo desmontagem e montagem de armas, concluíndo-se com a execução de tiros com as diversas armas utilizadas pela PMAC. Sabemos que munição é cara... mas só tem polícia quem pode... e o estado pode! Se isso deixa de se realizar, é claro que o futuro PM não se encontra "dotado de conhecimento técnico-profissional para desempenho da função", um dos objetivos gerais do CFSd, como tal, não deve ser empregado na missão PM. Cadê o PM?
    Na realidade, poucos, mas poucos mesmo levam a sério o ensino e instrução na PMAC. Lamentável!!! Depois, no cotidiano, irão cobrar dos "pracinhas".

    A causa de tudo é a falta de planejamento. Planejar um curso não é só elaborar o PLANO DE CURSO, não é só montar UM QIADRO DE INSTRUTORES, não é montar UM QUADRO DE HORÁRIOS (QTS), mas também elaborar UMA PLANILHA COM PREVISÃO DE CUSTOS para o Curso(incluíndo, além dos custos com hora/aula, salários dos alunos e fardamento, material didático-pedagógico.
    LOUCO DO PM QUE VOTAR NO PT!!!

    ResponderExcluir
  4. O dinheiro que está sendo gasto com o elicoPTero que não serve para merda nenhuma daria para preparar melhor nossos policiais, comprar fardamento e viaturas em vez de alugar como estão fazendo com a empresa aPoTeose que deve ser de algum ladrão aliado do governo.

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao preço de munição existe uma coisa chamada recarga, que deixa o preço de munição para treinamento bem mais em conta. Tá faltando é interesse de alguem para providenciar isso e treinar melhor nossos policiais

    ResponderExcluir
  6. senhor ADM, estás sabendo que vai rolar uma lei de promoção para cabos por merecimento; que segundo consta, já existe um lista dos futuros soldados promovidos? até onde isto é verdade?

    ResponderExcluir
  7. Acho que eles vão comprar munição da Bolivia... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é contrabando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.