sexta-feira, 28 de maio de 2010

Rodrigo Pinto passa por sabatina na Rádio Gazeta FM 93,3


Mesmo reconhecendo os avanços da Frente Popular, Pinto disse que o PT no Acre governa com propaganda enganosa.
O pré-candidato ao Governo do Estado, o peemedebista Rodrigo Pinto, foi o segundo a ser sabatinado no quadro ‘Boca no Microfone’, apresentado durante o programa Toque&Retoque, liderado pelos jornalistas Eliane Sinhasique e Nelson Liano Júnior, na Rádio Gazeta FM 93.3. A avaliação faz parte da série de entrevistas que a emissora vai promover com os pré-candidatos.
Pinto tem 31 anos, é cearense de Fortaleza, nascido no dia 9 de janeiro de 1979, casado com Ítala Rocha e pai de duas filhas. Segundo ele, possui um dom para governar o Estado do Acre, “um dom que veio de berço”, ressaltou.
O vereador de Rio Branco, cargo que exerce atualmente, prometeu dar um “Choque de Gestão” na administração pública principalmente no setor produtivo, onde pretende programar tecnologia e garantir o escoamento através de ramais. Ele prometeu criar a Secretaria de Defesa do Cidadão e a Delegacia Especializada para o Idoso.
Mesmo reconhecendo os avanços da Frente Popular, Pinto disse que o PT no Acre governa com propaganda enganosa. O peemedebista criticou as obras do PAC e disse que o atual modelo econômico abandonou o homem do campo. Ele se considera como um político nato da oposição. – Não pulamos a trincheira – destacou.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista.
Pinto prometeu dar um “Choque de Gestão” na administração pública principalmente no setor produtivo.

Modelo econômico
– Um Estado que teve mais de R$ 3 bilhões, dos quais, R$ 1,9 bilhões foram recursos próprios, e só realiza obras conveniadas com o Governo Federal, deve explicar melhor aonde foram aplicados esses recursos. Esse modelo abandonou os setores produtivos. 2/3 do orçamento geral dependeu do governo federal. Estamos dependentes financeiramente do Governo Federal. A situação piorou. Precisamos acabar com esse terrorismo ao pequeno produtor.

Descentralização econômica
– No meu governo vamos descentralizar a economia para fortalecer o setor produtivo do Estado, estabelecendo uma agricultura familiar mais rica, estimulando o agronegócio, a piscicultura e a pecuária. Precisamos governar para todos. As diretrizes do nosso trabalho vão refletir as vontades de nossa população. Temos que garantir o escoamento pelos ramais que estão abandonados.

Redução do ICMS nas contas de energia
– A cobrança na tarifa de energia é uma demonstração clara de que o Governo falhou. O estado não arrecada em outros setores, não tem indústria, não tem produção, não gera emprego, essa carga está incidida toda em cima da energia elétrica. É prioridade nossa a baixar esses impostos e com isso aliviar a vida da maioria que ganha menos de três salários mínimos.

Questão tributária
– Esse é um assunto delicado. Os recursos que deixariam de entrar nos cofres públicos por conta da diminuição dos impostos na conta de energia, seriam resgatados no aumento do crédito, ou seja, no número de pessoas que, com menos impostos, passariam a pagar as contas de energia e sair da inadimplência absurda do atual modelo.

Segurança pública
– Como diretrizes de projeto há a pretensão de criarmos a Secretaria de Defesa do Cidadão, onde todas as tomadas de decisão serão unificadas. Iremos estabelecer tomadas de decisão em conjunto onde possamos utilizar a logística de cada órgão de maneira integrada. O modelo do PT não é eficaz. O secretário de segurança não pode ser um cargo para atender demanda de aliado, tem que ser um especialista na área. Vamos criar a Delegacia Especializada ao Idoso e estabelecer policiais permanentes dentro da escola para diminuir o tráfico de drogas e a prostituição.

Concurso Público
– Temos como objetivo acabar com o contrato provisório e realizar o concurso público na segurança e em todos os setores. Vamos aplicar um choque de gestão, acabar com os cargos do atual governo que atendem apenas aliados, comprometidos nos grupos políticos, cabos eleitorais do PT. Queremos em nosso governo pessoas, mesmo em cargos comissionados, com qualificação técnica na área sem ultrapassar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Saúde Pública
– A falta de médico se resolve melhorando primeiro os salários dos médicos. Na prefeitura, os médicos que recebiam pouco mais de mil reais foram embora. O PMDB quando foi Governo fez uma saúde possível para aquela época. Agora, na atual gestão, dizer que temos saúde de primeiro mundo e serviço de qualidade é uma mentira. Precisamos regionalizar a saúde, criar centros de convivências para a mulher e a criança. Na alta complexidade, o PT tem que agradecer o PMDB na garantia desses espaços onde hoje é dada continuidade na implantação do Hospital do Idoso, do Hospital do Câncer. Agora, precisamos diminuir as filas dos exames e das consultas. Ter respostas rápidas na saúde. Para isso pretendemos manter o Lacen e manter convênios com laboratórios privados.

Saneamento Básico
– O atual governo faz muita propaganda em torno de saneamento e infelizmente não passou disso. Nós pensamos em saneamento básico como prioridade manter obras de saneamento urbano, ampliando para a zona rural a reciclagem do lixo e aplicando tecnologia. Saneamento é fundamental para diminuir inclusive as filas dos hospitais.

Educação
– Na educação nossa meta é ampliar a escola técnica. Estimular as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e implantar a Universidade Estadual. Queremos professores pós-graduados e com isso, melhorar a qualidade do ensino em todo o Estado. Já temos boas estruturas de escolas, precisamos fazer frente na melhoria da qualidade educacional.

Perfil Político
Rodrigo Pinto cursou administração de empresas e não concluiu. É vereador eleito em 2004 e reeleito em 2008, ocupando o cargo pelo PMDB.
Fonte: Jairo Carioca - AC24horas

2 comentários:

  1. Rodrigo pinto tem um projeto bonito no papel, contudo, quem garante cumprí-lo. Está cercado de raposas velhas do PMDB, é um rapaz inespariente na política e não tem nenhuma formação superior. Disse que iniciou Administração de empresas, não conheço isso. Sei que foi acadêmico de Gestão Ambiental, na UNINORTE.
    Criar Secretaria de Defesa do Cidadão... que é isso, rapaz! Mais uma... chega!!! Esse projeto pode ser feito com a SSP. Só prá mudar nome!
    Somente DOM DE ADM O ESTADO não é suficiente, precisamos de competência, e isso deve reunir: DOM, COMPETÊNCIA, ASSESSORIA EFICIENTE E APOIO PARLAMENTAR.
    Redução de ICMS... Lula dizia administrar sem CPMF. E o que deu?
    RODRIGO PINTO KKKK!!! SOU MAIS BOCALOM!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tó fora, BOCALOM É O CARA!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.