quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acre vive maior movimento grevista da última década


Pelo menos 20 mil trabalhadores entre servidores de órgãos federais, estaduais e municipais já paralisaram atividades nos últimos trinta dias
Desde o início deste ano várias categorias decidiram mostrar a insatisfação com relação as condições de trabalho e remuneração e deflagraram greves ou promoveram paralisações para chamar a atenção dos governos federal e estadual.
O maior movimento grevista da última década é confirmado pelo presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Marcelo Jucá, disse que de fato, nos últimos dez anos o Acre não via uma mobilização de tantas categorias. "Os trabalhadores estão buscando melhores condições de salários e voltaram a reivindicar. Não me lembro de ter visto uma mobilização tão grande com a deste ano", ressaltou Marcelo Jucá.
Na lista de servidores insatisfeitos estão funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), policiais federais, funcionários da área administrativa da Polícia Federal, agentes ambientais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), Eletroacre, agentes penitenciários, Polícia Civil, Saerb, Sinteac e Sinplac e Secretaria Geral de Administração (SGA).
Entre as manifestações de servidores estaduais destacam-se a dos policiais civis, agentes penitenciários e dos servidores da Educação que é liderada pelo Sindicato dos Professores Licenciados (Sinplac) e que depois ganhou adesão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).
Os carcereiros tiveram o movimento enfraquecido depois que a justiça determinou que 80% da categoria deveriam voltar ao trabalho.
O movimento grevista que se estende há mais tempo é justamente de uma das maiores categorias de servidores estaduais: os professores. A greve dos educadores completa 28 dias nesta quarta-feira, 12.
Os agentes penitenciários também não desistiram de reivindicar melhores condições de trabalho e organizam para a quinta-feira e sexta-feira uma assembleia para discutir a possibilidade de deflagrar greve.
Além das reivindicações estaduais, tanto policiais civis quanto carcereiros também querem a  aprovação da PEC 300, que estabelece um piso unificado para as policias e outros benefícios trabalhistas.

Confira a lista de algumas categorias que paralisaram este ano
Ministério do Trabalho e Emprego - Pelo menos 25 funcionários em greve desde 13 de abril e a categoria não conseguiu negociar com o Governo Federal;

Ibama e ICMBio - 30 funcionários em greve no Acre. Categoria também não consegue acordo com Governo Federal;

Polícia Federal - No Acre há aproximadamente 200 policiais federais. A categoria paralisou por 24 horas e o Governo Federal chamou o sindicato para negociar.

Sinplac - De acordo com o sindicato há 8 mil professores, mas o movimento grevista incluía aproximadamente 5.600 educadores porque 30% dos servidores precisavam ficar em sala de aula em respeito a lei. A greve permanece e completa 28 dias;

Sinteac - Eles se somam a pelo menos outros 12 mil parados, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação;

Saerb - Pelo menos 150 servidores estão com os trabalhos parados para reivindicar melhores condições de salário e o reajuste de benefício;

Eletroacre - O Sindicato dos Urbanitários afirma que há 270 funcionários da empresa no Acre e apenas 30% desse percentual trabalhou durante as 48 horas de paralisação. Categoria quer implantação do Plano de Cargos e Salários e contratação de pessoal;

SGA - A Secretaria de Gestão Administrativa tem aproximadamente 2.500 funcionários que atuam em diversas pastas do Governo. O sindicato da categoria afirma que a principal reivindicação era uma equiparação salarial. A paralisação durou cerca de uma semana, mas o movimento perdeu força;

Agentes Penitenciários - No Estado há 880 agentes, mas apenas 20% da categoria foi autorizada a participar da greve depois de uma determinação da Justiça. Os carcereiros exigem melhores condições de trabalho e afiram que Governo não cumpriu acordos firmados anteriormente.
Fonte: Nayane Santana - Agazeta.Net

2 comentários:

  1. isso é só o começo do fim....PT FOOOOOOOOORA...

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me que no início da administração do PT, dizia JORGE VIANA; "greve é coisa do passado. Não será necessário os servidores grevarem para conquistar aumento salarial". KKKK! No passado diziam que os governadores não davam aumento porque não queriam. E vocês?
    Agora falta a PMAC, a favor da PEC, protestar com uma ação tartaruga. Que tal? Ahhh!!! Esqueci que a AME está a serviço do PT.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.