sábado, 20 de fevereiro de 2010

Brasil tem ao menos 80 blogs policiais, diz pesquisa

Maioria foi criada por PMs do Rio, São Paulo e Minas nos dois últimos anos
O Brasil tem ao menos 80 blogs policiais em 17 Estados, sendo a maior parte no Rio de Janeiro (22), São Paulo (11) e Minas Gerais (10). Cerca de 82% deles foram criados entre 2007 e 2009, estimulando um novo debate sobre segurança pública e criminalidade no país.
Os dados são do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes. Questionários com 35 perguntas foram enviados aos responsáveis dos 80 blogs identificados, mas somente 73 deles - sendo três mulheres - responderam às questões.
A blogosfera policial, como é chamada pelos seus integrantes, é um fenômeno recente da internet brasileira e reúne páginas assinadas principalmente por policiais militares (58%), guardas municipais (15,1%) e policiais civis (13,7%), além de agentes rodoviários de várias patentes, bombeiros e jornalistas especializados.
A maioria (58%) ocupa os cargos mais baixos das instituições. Juntos, oficiais e delegados representam 42%. A pesquisa aponta que 62% dos entrevistados têm curso superior ou pós-graduação, 12,7% cursaram apenas o ensino médio.
Surpreendentemente, os mais jovens não dominam a blogosfera. Os participantes da pesquisa com até 29 anos são aproximadamente um terço da amostra, mas os que têm 30 anos ou mais representam 72,5%.
Quando questionados sobre as motivações que os levaram a criar blogs, mais da metade dos (55%) respondeu desejar expressar seus pontos de vista sobre segurança e justiça. Outros disseram que pretendem falar para a própria categoria, divulgando assuntos de interesse da corporação. Há ainda os que fazem denúncias sobre seus comandos ou outras instituições, e os que desejam mostrar à sociedade a realidade das corporações.

Desabafo e ameaças
Uma característica comum a vários depoimentos é a ideia de que, no passado, muito se falou sobre a polícia e os policiais, mas quase nada foi dito pelos próprios agentes de segurança. O debate era sempre entre profissionais de meios de comunicação, especialistas e governantes. O blog surge então como uma forma de expressão, um desabafo.
Comparada a outras áreas da internet, a blogosfera policial ainda tem um alcance limitado. Entre os 52 entrevistados que responderam sobre o número médio de acessos nos últimos meses, 69% estimam receber até 500 visitas por dia. E 26% deles calculam que seus blogs recebem mais de mil visitas por dia. Segundo os blogueiros, o conteúdo mais entre os colegas e seus chefes.
Entre os 73 entrevistados, 27 disseram já terem sido censurados ou reprimidos. As ameaças de prisão e transferência vêm em primeiro lugar, com quase 26% dos casos. Situações notórias dessas reações foram registradas no Rio, onde o comando da Polícia Militar puniu três autores de blogs, e em São Paulo, onde o blog de um delegado foi retirado da internet pela Justiça, a pedido da Polícia Civil do Estado.
Em 2009, os comandos da PM de Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo criaram seus próprios blogs, anunciando que assim estabeleceriam um espaço para o diálogo com a tropa. Esses perfis, no entanto, estão longe de alcançar a popularidade dos que são criados pela própria classe.
Camila Ruback, do R7, no Rio

10 comentários:

  1. Acho que estamos longe de ter um veículo onde possamos expressar aquilo que realmente pensamos. Olha que eu não estou me referindo a censura nesse blog, coisa que alias eu ainda não vi, me refiro as limitações que temos por conta da porra do militarismo, do Código Penal Militar e do Regulamento Disciplinar. Mesmo assim acho que estamos avançando. Pena que o outro blog não adote a mesma postura desse. Lá o espaço é dedicado somente para a promoção de quem não representa mais os nossos interesses. Estamos atentos a tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. UM BRÓDI DO CIGURA A PETEKA20 de fevereiro de 2010 às 13:20

    eu "prefiru" o "outru" "brógui" "purkê" "nêli" a "jenti" pode "fasê" e "iscrevê" um "monti" de palavra "erada" "tipu" "acim": AMALERO - VRIDO - DÁ UM PAÇO -
    SE EU PUDESSE "AMARELA", AMÁ-LA-IA...MAS COMO NÃO POSSO....A MALA FICA.

    ResponderExcluir
  3. Tem gosto pra tudo.

    ResponderExcluir
  4. porra brodi do cigura a peteka vai tomar ondi as pata toma.

    ResponderExcluir
  5. É claro que o outro blog irradia até mesmo maldade.
    Por isso, eu, como brother do segura a peteca continuarei contribuindo para o engrandecimento deste blog e pela união de todos os que querem e precisam ter tranquilidade e apoio para poderem desempenhar seus trabalhos.
    Um abraço à todos : Um Brother do SEGURA A PETECA

    ResponderExcluir
  6. PAU NA MULEIRA:
    TENHO UMA NOTICIA BOA PARA OS COMPANHEIROS DO 1BPM,A "MULHER" VAI RODAR NO COMANDO DO 1BPM E O ZICASSIAS,VAI JUNTO,UM TC PM QUE JÁ COMANDOU LÁ,NUMA CONVERSA DE ESTRELAS,CHAMOU-A DE INCOMPETENTE POS O MESMO TINHA DEIXADO O 1BPM COM O INDICE DE CRIMINALIDADE QUASE A ZERO,COM OTIMOS GRUPOS DE POLICIAIS ERA SÓ ADMINISTRAR,MAS POR PICUINHA,QUE OUTRORA UM DOS GRUPOS TINHA PRENDIDO UM PATRICIO,ELA LEVOU PARA O LADO PESSOAL,E HOJE O 1BPM,É O BATALÃO QUE TEM MAIS INDICE DE HOMICIDIOS E ASSLTOS EM RIO BRANCO,MAS AS CONSTELAÇOES MAIS ACIMA,JÁ ESTÃO PREPARANDO A TROCA DO COMANDO,PODE SE ALEGRAR PESSOAS DO 1BPM,A DITADURA ESTÁ PARA SAIR

    ResponderExcluir
  7. Aki não há espaço para imbecilidades juvenis, Sr. Anônimo...
    Vc está no blog errado!
    O seu é o outro, o do governo!
    Aproveita e vai tomar onde as pataS tomaM... no plural, se vc tiver mais de um disponível...
    Garanto que não entendeu nada, né?!
    Zé Mané...

    ResponderExcluir
  8. MEUS CARÍSSIMOS COLEGAS DO BEM...........
    NÃO ENTEDERAM O ESPÍRITO DA COISA ?!
    EU ESCREVI O TEXTO ABAIXO PARA COMENTAR SOBRE O TANTO DE ERROS ENCONTRADOS NO AME.NET E DIZER-LHES QUE ESTE SEMPRE SERÁ O ESPAÇO OFICIAL PARA QUE TODOS OS COLEGAS DO BEM POSSAM INTERAGIR UNS COM OS OUTROS E MANEIRA CRIATIVA, ALEGRE, VERDADEIRA E RESPONSÁVEL !


    UM BRÓDI DO CIGURA A PETEKA disse...

    eu "prefiru" o "outru" "brógui" "purkê" "nêli" a "jenti" pode "fasê" e "iscrevê" um "monti" de palavra "erada" "tipu" "acim": AMALERO - VRIDO - DÁ UM PAÇO -
    SE EU PUDESSE "AMARELA", AMÁ-LA-IA...MAS COMO NÃO POSSO....A MALA FICA.

    ResponderExcluir
  9. Puxa!!! Por mais que peçamos continuam falando muitas bobagens e palavrões neste espaço. É interessante essas críticas e sugestões à AME, aos nossos Comandantes, governantes, etc, o espaço é prá isso mesmo, mas vamos dosar as expressões.
    Sou um dos internautas que mais se expressa neste espaço, mas às vezes isso nos decepciona e até demonstra que não estamos prontos para uma autêntica democracia, que passa pela livre expressão. Um abraço fraternal a todos. BRAGA, FORA!!!

    ResponderExcluir
  10. MENSAGEM RECEBIDA PELO CAPITÃO ASSUMÇÃO ONTEM DOMINGO.

    voluntario para porta-voz da PEC 300 no Acre‏
    De: Capitão Assumção (assumcao@gmail.com)
    Você pode não conhecer este remetente.Marcar como confiável|Marcar como lixo
    Enviada: domingo, 21 de fevereiro de 2010 23:36:22
    Para: capitaomorrimento2010@hotmail.com

    Irmão, estou precisando de companheiros que possam ser porta-voz e organizador do encontro em março pelo seu Estado.
    Quem você indicaria? um abraço. Assumção.

    (capitaomorrimento2010@hotmail.com)
    Enviada: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 21:42:50
    Para: assumcao@gmail.com

    MENSAGEM ENVIADO POR MIM AO CAP. ASSUMÇÃO E DEMAIS COLEGAS DO ACRE.
    From: capitaomorrimento2010@hotmail.com
    To: militaresdoacre@bol.com.br; estado-menor@hotmail.com; revoltadodapm@gmail.com;
    Subject: FW: voluntario para porta-voz da PEC 300 no Acre
    Date: Mon, 22 Feb 2010 21:39:04 +0300

    Date: Sun, 21 Feb 2010 17:36:17 -0300
    Subject: voluntario para porta-voz da PEC 300 no Acre
    From: assumcao@gmail.com

    Irmão, estou precisando de companheiros que possam ser porta-voz e organizador do encontro em março pelo seu Estado.
    Quem você indicaria? um abraço. Assumção.

    MINHA RESPOSTA AO CAP. ASSUMÇÃO.

    Caro e respeitado Cap. Assumção;
    Eu estou no Ceará querendo ser útil, quanto à pessoa honesta, compromissada e inteirada de tudo o que acontece no ACRE, essa pessoa é o MAJOR PM WHERLES ROCHA, ele poderá indicar a pessoa que levará a BANDEIRA DA ESPERANÇA ao Distrito Federal, representando todos os PMs e BMs da capital e principalmente os sofridos e esquecidos colegas do interior. Receba o nosso pensamento positivo : Cap. Morrimento - Praça reformado do ACRE.

    © 2010 Microsoft Privacidade Termos de uso Conta Comentários

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.