quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fuga de preso pode ter sido facilitada por falta de efetivo no presídio

A fuga de dois detentos na tarde da última segunda-feira, dia 25, contou com a colaboração da falta de efetivo da PM nas muralhas da Colônia Penal. A denúncia foi realizada por policiais militares para este blog na manhã desta quarta-feira, dia 27. Nossa redação teve acesso à escala de serviço da unidade penitenciária e constatou que vários postos encontram-se desativados por falta de PM's.
"Isso representa também uma insegurança muito grande para quem trabalha na Penal. Geralmente somos nós que pagamos 'o pato' nesses casos. No momento da fuga, o local estava desguarnecido e os agentes bobearam no trabalho", afirma o militar.
Em matéria publicada no site A Gazeta.Net nesta quarta, Denis Picollo declarou que não havia militares na muralha, o que vem a confirmar o descaso do número do efetivo empregado pelo comando da PM na penal.

Poderia ser pior

De acordo com as informações dos policiais militares, a idéia dos presos era de realizar uma fuga em massa, o que veio a ser frustrada depois da saida dos dois dententos.
"Sabedores do pouco efetivo e das deficiências das guardas, ele sobem o muro com 'teresas' e se embrelham na mata e torna-se muito dificil encontrá-los depois disso", disse o PM.

Os presos

Os presos  Rodney Leite da Silva, 23 anos, e Ivan de Souza Moraes, o “Arranca Toco”, 22 anos, conseguiram escapar do presídio Francisco de Oliveira Conde, quando estavam no banho de sol. O segundo detento é considerado de alta periculosidade e já chegou a trocar tiros com a policia no dia de sua prisão.

A escala




2 comentários:

  1. Todos sabem que a guarda de presídios não é uma atribuição da PM. Isso todos concordam. Mas enquanto estivermos lá temos que procurar desempenhar essas atribuições da melhor forma possível. É inadmissível essa fuga de presos no banho de sol de pavilhões de segurança máxima. Quem comanda a unidade PM de lá esqueceu dos princípios das prioridades, ou seja, em banho de sol a segurança lá deve ser PRIORIDADE 1, já que há risco de brigas, rebeliões e tentativa de fuga. Portanto, as guaritas daqueles pavilhões deveriam estar com PM aposto. E o pão quebra sempre em cima do PM. É hora dos companheiros AGEPEN exigirem novo concurso e assumirem esse serviço por completo.

    ResponderExcluir
  2. Que PM DA PARAÍBA sirva de exemplo para governadores e assosciações, bem como para os clubes, a exemplo do Clube de Oficiais da PMPB. O Governador de lá apoiado pelas associações militares e clubes apoiará a PEC 300 (COLOCANDO EM EVIDÊNCIA QUE NENHUMA PM DEVE GANHAR MENOS QUE A DO DF) Aqui no Acre os clubes se negam a dar esse apoio, principalmente o COPM/BM.
    Temos que engrossar esse corrente da PEC 300 e ISONOMIA DO RISCO DE VIDA, pois no final todos, de Sd a Cel, serão beneficiados.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.