terça-feira, 27 de agosto de 2013

Governador Sebastião Viana acabará com sub judice, somente para oficiais


Será apresentado e votado amanhã, 27, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que trata sobre o direito de oficiais receberam promoções sub judice, ou seja, quando tiverem ações pendentes na justiça na qual se configurem como réus.

De autoria do Poder Executivo e fortemente apoiada pelo Comando da PM e do Corpo de Bombeiros, a lei pretende oferecer a contrapartida aos oficiais que foram menos favorecidos com a Isonomia do Risco de Vida.

Embora não apresentem resistência ao benefício aos oficiais, a Associação dos Militares e o Deputado Major Rocha pretendem incrementar a lei levando a previsão também para as praças das duas instituições.

- Muitos policiais militares estão sofrendo sem promoções por estarem sub judice. Infelizmente, aqueles que mais doam o sangue para a instituição são os que mais sofrem com essa injustiça. Os militares que tiram serviço nas ruas constantemente são acusados, em muitos dos casos, por aquilo que não fizeram, e mesmo assim, essas pendências judiciais, que apenas os torna acusados, acabam por atrasar a vida profissional de cada um. É importante que o governo procure corrigir não somente para umas pessoas, mas para todas, que seja estendido para todos da Caserna observando o princípio constitucional da Presunção da Inocência como é observado no mundo civil, afirmou o representante dos militares na Aleac, Major Rocha.

Ainda não se sabe se outro projeto tratando das praças da PM e do Corpo de Bombeiros dará entrada na casa legislativa nos próximos dias. Nos comandos das instituições, o silêncio impera.


Atualmente, duas leis regulam as promoções da PM, uma específica para praças e outra para oficiais. A que nos chegou em mãos foi apenas a que trata dos oficiais. O interessante neste caso, é que o governo mais uma vez cria a distinção, a discriminação e busca separar a tropa através do favorecimento de pequenos grupos. É mais um tiro no pé, mais uma vez Sebastião Viana perde uma boa oportunidade de se aproximar da tropa, de mostrar que possui interesse em realizar projetos bons para a categoria. Abre-se, assim, mais uma pauta de luta travada na perspectiva da igualdade, da isonomia e deverá requer a força das praças para mais uma conquista.

12 comentários:


  1. Verdadeiro tiro no pé. Uma pouca vergonha, estão quero promover os "janeleiros". E os antigos que estão legalmente, como fica com uma imoralidade dessa? Não acredito que isso venha acontecer, pois é o fim da picada e da briosa Policia Militar. Mais já que soube dessa noticia vou soltar mais algumas que talvez 0 governaor não saiba: O Cmt Anastácio anda pedindo para os Oficiais que tem tempo de serviço, que peçam pra ir embora, pois o Governador vai fazer mudanças sobre o POSTO A MAIS e outras direitos dos PMs. Tem mais a Cel Margarethe pela segunda vez viaja dizendo que vai visitar gabinetes de outros Estados, mais que na verdade vai é visitar seu filho que estuda fora. O pior é que ainda vai ganhando diária de secretario de estado. Ainda diz que o Governador autorizou. É desse jeito que o Estado esta reduzindo gastos? Tira dos coitadinhos das secretarias e abre as pernas para secretários que não tem compromisso com o projeto da frente popular? Acorda chefe do poder executivo. Tem secretários sem compromisso que estão metendo a mao com unhas e dentes...

    ResponderExcluir
  2. SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBEU QUE ESSA LEI ESTAR SENDO CRIADA PRINCIPALMENTE PARA BENEFICIAR OS JANELEIROS? VEJAM OS NOMES DELES NA LISTA DESSA PRÓXIMA PROMOÇÃO. VEGONHA, VERGONHA E VERGONHA.

    ResponderExcluir
  3. Acho que ja basta olha a situacao dos oficiais janeleiros sao apadriados ja foram a maioria promovidos em 2006 um pm correndo risco da propria vida impediu um homicidio em czs o pm estava civil e desarmado foi feito ate uma formatura para elogiar o mesmo na epoca o cmt era um oficial hoje ten.cel ate hoje ele anda contando as estrelas por essa promocao que ele vai morrer e nunca vai sair...

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que antes de postar esse comentário vi que o blog orienta a não falar palavrões, se não fosse isso pode ter certeza estes traduziriam a minha indignação; O texto fala que seria um ato a contrapartida para os oficiais que foram menos favorecidos com a isonomia do risco de vida, acho isso muito engraçado. Eles que foram os mais favorecidos durante todos estes anos! Justo agora que os desfavorecidos de verdade tiveram a noticia de que a tão sonhada isonomia do risco de vida virá a ser verdadeira ainda que parcelada em oito vezes,sendo vista talvez como um sinal ou uma visão de que agora sim seriam tratados de forma igualitária, como profissionais e não mais como um simples subordinados. Vem essa noticia e traz todos novamente a realidade. Todos sabem que o militar quando está respondendo algum processo na justiça não pode ser promovido, mais a realidade meus amigos é dura e cruel e nos mostra mais uma vez como são as coisas. Não foi isso que aconteceu com aqueles conhecidos como janel.....(preferi não terminar por respeito a cada dos assim chamados), até acho que isso ja poderia ter sido esquecido, apenas poderiam tentar concertar as injustiças cometidas naquele tempo. Mais como diz aquela frase "eu sou brasileiro, e não desisto nunca", acredito em um dia em que praça e oficiais irão lutar juntos pelos mesmos direitos, ai sim saberão o verdadeiro poder que a Policia Militar tem. Pode me chamar do que quiser mais eu prefiro ser chamado de visionário. Obrigado!

    ResponderExcluir

  5. O CRIME “LEGALMENTE” ORGANIZADO DAS PROMOÇÕES PARTE I: Antigamente o crime organizado que se instalava na Policia Militar, matava pessoas civis e militares, EM TROCA de: “queima de arquivo”; dinheiro; droga, etc. Todo mundo da época lembra. Foi combatido pelo PT, graças a Deus, em ação conjunta com os órgãos de segurança pública do Estado. Hoje, vê-se um novo tipo de crime “legalmente” organizado. Esse não mata civis e nem militares (ainda não matou), mas destrói carreiras de policiais militares, desmotiva e desmoraliza policiais militares e familiares, desmoraliza principalmente a Instituição PM, e causa um transtorno danado na carreira, na hierarquia e disciplina policial militar, etc, EM TROCA de: benefícios pessoais; beneficios aos “lambes botas”; amigos; apadrinhados e pedidos políticos; etc, e o pior de tudo, cometidos por políticos, amigos do militares, autoridades dos mais diversos órgãos, (quando fazem pedidos para que seus conhecidos, amigos, sejam promovidos), sem contar os “chegados”, apadrinhados, etc, tanto de alguns Oficiais, como os do Comandante Geral, que hoje (coitado) so tem status de Comandante Geral. Essa pratica imoral, aniquilando a briosa Policia Militar, vem de algum tempo. mais que se escancarou de vez na época do conhecido “Coronel Meteoro”. O Governador Binho Marques, além de outras, através dos Decretos, o de No 2.888 de 31 de março de 2008, que foi assinados as pressas numa sexta-feira para beneficiar seu chefe do Gabinete Militar, e o Decreto 3.455, de 10 de outubro da época, reduzindo de 36 para 12 meses o o tempo mínimo promoções para o Cel PM. Esse aniquilou a briosa Policia Militar. O próprio Gabinete do Senador Tiao Viana, da época, hoje autor desse vergonhoso projeto, era contra as praticas do Governo Binho Marques, em relação a esses benefícios sem nexo. Essa pouca vergonha, não matou ninguém, mais causou um transtorno danado, tanto na hierarquia como na disciplina Policial Militar, sem contar a desmotivação dos prejudicados, pois prejudicou pessoas antigas que esperavam promoções há bastante tempo. Tudo isso em troca de nada, simplesmente para beneficiar quem estava do seu lado. O resultado de tudo isso veio, tanto nas Eleições, com uma revolta geral dentro da PM ao governo da época, por causas dessas coisas absurdas, tanto contra um ou outro policial militar. Estava num batalhão e pude presenciar tudo. Houve as eleições e a Frente Popular ganhou apertado. A estratégia do Governador Tiao Viana era e é fazer diferente ao que o seu antecessor fez, inclusive tanto dentro da PM, como na segurança publica em Geral. Era o que se falava na época. Realmente muita coisa foi e está sendo feita, principalmente, em relação a valorização do funcionário publico. ... Continua Parte II

    ResponderExcluir
  6. O CRIME “LEGALMENTE” ORGANIZADO DAS PROMOÇÕES PARTE II: Por outro lado nossos quartéis estão entregues as “traças”, diferente de outros órgãos do Estado. Voltando ao assunto, nos bastidores da cúpula da PM, a pratica imoral em beneficiar um ou outro mais moderno nas promoções aos seus apadrinhados, amigos, pedidos políticos, já vinha acontecendo sobre os olhos da família policial militar, contra os da vez, praticado pelo próprio Cmt Geral e a Chefe do Gabinete Militar, que muitas vezes ao serem indagados pelos prejudicados, colocavam a culpa no próprio Governador, de ter sido ele, o indicador dos nomes. Por outro lado, muitos policiais militares não acreditavam, pois tínhamos informações de que o Governador dava e dar carta branca ao Cmt Geral, nas decisões envolvendo promoções dos policiais militares. Com essa (minuta de Lei), retroativa a 1o de agosto, nesta data de promoções. A ficha caiu, comenta-se nos 4 cantos dos Quartéis e em todos os lugares (e lei está clara), onde tem PMs, que foi simplesmente para beneficiar os “JANELEIROS”. Inclusive já deram ate um novo nome, ou seja, “lei Oliveira”, em homenagem ao Major Oliveira, que é um dos principais janeleiros e que ate pouco tempo era chefe da Segurança do Tiao. Concluindo esse breve histórico, digo que sou apaixonado pelo projeto da Frente Popular, mas me deixa triste, quando vejo coisas desse tipo ainda acontecendo escancaradamente. Não quero areditar ate que prove ao contrario. E o pior de tudo isso é querer que nós policiais militares engulamos tudo isso. Não acreditei no G-7, sobre a inocência do nosso Governador. Mas com essa prática contra a nossa Briosa Policia Militar, digo que estou balançando e lamentando dizendo: Não precisava disso!! Em troca de que? Dava pra ficar fora disso, como fez em relação ao TELEX-FREE. Mandar um coisa dessa pra Assembléia Legislativa, desmoralizando a Instituição PM e prejudicando quem é antigo e está legalmente na vez, é uma sacanagem sem tamanho, pois, esses futuros beneficiados, alem de terem entrado da maneira que entraram na PM (Tai a Justiça pra dizer e não é culpa do Governo), os mesmo já vem se beneficiaram com promoções por merecimento tempo atrás. São os mesmos. Agora se tornaram aptos, com aprovação dessa lei. Não acredito, ate que prove ao ontrario, que vao ser promovidos por merecimento novamente. DE NOVO, arrego? Sem comentários. cansei.....Vou deixar de me apaixonar pela política.... Mais tem uma solução, ou seja, não permitir que nenhum beneficiado passe na frente dos que são antigos ou estão a tempos a espera. Ai sim, vamos entender que foi feita com a intenção de “evitar prejuízos aos policiais militares e a administração publica”. Caso contrario a sacanagem esta confirmada e toda PM esta de olho!!!! O recado esta dado nestas linhas......Somos humanos, estudamos, ralamos pra enfrentar um concurso, temos famílias, filhos, temos as promoções que é o que nos motiva, temos tempo de irmos pra reserva e não aceitamos sermos enganados por decisões políticas com a intenção de beneficiar grupos que se envolveram com coisa ilegais, assim a justiça esta dizendo. Da forma que estão agindo, estão querendo transformar os ilegais em legais e os legais em ilegais.. Verdadeiros CRIME LEGALMENTE ORGANIZADO dentro da PMAC.....Se isso acontecer......

    ResponderExcluir
  7. O que mais me irrita é que tem Janeleiro que não tem o menor compromisso com a instituição o quanto tem combatente de fato que da a vida por ela e não goza dos benefícios que é dado aos privilegiados.

    Verdade é verdade!

    ResponderExcluir
  8. Estou começando a ficar chateado com esse blog. Desse jeito eh que vocês querem ter IBOPE? A gente digita textos e textos contra algumas sacanagens dentro da nossa instituicao e nada de publicação. Vou mandar novamente um falando sobre a sacanagem que rola em relação as promoções na PMAC. Ve se publica. Se não querem publicar como comentários, publica na pagina principal. Sera que tenho que mandar para o blog do Cap Assunção coisas da nossa PM?

    ResponderExcluir
  9. Amigos policiais militares, principalmente os Majores PM, quero dizer que nao eh meu perfil ficar usando o anonimato para falar mal de policiais militares, principalmente Superiores Hierarquico. Tive informacoes de que um determinado Oficial procurou o Comandante e me detonou, dizendo que tinha sido o autor do primeiro comentario anonimo. Absurdo, com certeza querendo se promover para uma possivel promocoes que se aproxima. Uma recado pra quem fez isso: "medalhas, promocoes, etc, sem meritos, fere, enferrujam a alma para aqueles que tem vergonha!!". Nunca tive uma promocao por merecimento, nem por isso estou correndo atras. Sou o 2o Major mais antigo da briosa PMAC. Tenho 15 anos de Gabinete Militar, e talvez esteja esse tempo todo por nao estsr pedindo, principalmrnte promocoes. Sou feliz assim. Consigo as coisas, gracas a Deus, atraves de trabalho, merito, fidelidade, etc. Defendo, com unhas e dentes, ate que provem ao contrario, esses homens que fizeram e estao fazendo verdadriras mudacss neste Estado. Talvez seja por que incomodei um grupinho de majores que estavam conversando no correndor do Comando Geral e me perguntaram sobre a lei que tinha sido aprovada, pois eles achavam que tinha sido pra beneficiar os janeleiros. Retrunquei dizendo que, ate que se provasse ao contrario, nao acreditaria, pois conheco muito bem o nosso Governador e ele jamais ia deixar acontecer como anteriormente, como aconteceu com lei do "cel meteoro". Disse tambem que se isse chegasse a acontecer, seria o fim da picada, pois nao aconteceu ainda e ja estao batendo nos blogs, jornais, etc!!! Falei tambem que essa mudanca na lei, ja tinha sido provocada em tempos por 3 Oficiais da minha turma que estavam respondendo a processo. Pena que nao foi pra frente, pois nao havia interesse do Comandante da epoca em lecar para o Governsdor. Portanto, filalizsndo a conversa faei que a mudanca foi valida e nao acreditaria que fosse pra beneficiar A ou B, pois nosso Governador nao age dessa forma!! Espero que o blog 4demaio publique, pois eh um direito de resposta aos que estao querendo se promover queimando uma pessoa que passou mais de 10 anos levando "cangalha" e agora com mais um desafio, tentando ficar bom de uma doenca que eh sinonimo de morte. OBRIGADO A TODOS E QUE O ESPIRITO SANTO AJA NO CORACAO DESSAS PESSOAS!!! Major Leao, 31 anos de caserna, 15 anos de GM e sem nenhuma promocao por merecimento e feliz.

    ResponderExcluir
  10. DIREITO DE RESPOSTA
    Venho através deste blog, pedir que publique um direito de resposta sobre o 1º Comentário Anonimo. Fui informado de que um determinado Major PM, de uma turma que conversavam nos corredores do Comando Geral, sobre a lei aprovada na Assembleia Legislativa, de que o mesmo saiu pelo Comando Geral dizendo que eu era o autor dos Comentarios. Informo que ao se deparar com essa turma no Comando Geral, os mesmo me interrogaram sobre a lei, pois eles diziam que tinha sido aprovada pra beneficiar os “janeleiros” conforme o blog anunciava. Retrunquei dizendo que ate que se provasse ao contrario não acreditaria que fosse com esse proposito que ela foi aprovada, pois conhecia o Governador e que ele não agiria dessa forma. Que datas anteriores já havíamos feito um estudo sobre a mudança desse artigo. Que não foi alterado por não haver interesse do Comando, da época, em levar para o Governador. Que agora, com a boa vontade do Comando e do Governador houve essa alteração. Disse também que se, de alguma forma ficasse caracterizado que foi pra ajudar os “janeleiros”, iria ficar uma situação desagradável, tanto para os que estão na vez, aptos, com pra a Corporação, e que ainda não aconteceu e os que são contra já estão batendo nos blogs e jornais!! Sai do meio da rodinha. Um dos felizardos querendo se promover saiu falando que eu seria o autor dos comentários anônimos. Digo que fiquei chateado, mais acredito que foi por não ter concordado com o que comentavam e feito a defesa do nosso Comandante maior. Digo que isso não me abalou. Pois tempos atrás era muito pior. Mando um recado aos caçadores de promoção sem merecimento e que querem de qualquer forma, até detonando os outros serem promovidos: “Medalhas, Promoções, SEM MERITO, SEM MERECIMENTO, SEM COMPETENCIA, INFIEL etc, FERE e ENFERRUJA A ALMA, daquelas pessoas que tem caráter, que não são invejosas, daquelas pessoas que não vivem a vida dos outros, etc”. Digo aos caçadores de promoções, que tenho 15 anos de GM e não tenho nenhuma promoção por MERECIMENTO. Consequencia da vida. Sou o 2º Major mais antigo da briosa PMAC. Sou feliz da vida, com ou sem promoção. Não olho pro rabinho dos outros. Minha vez vai chegar. Meu Deus esta no controle. Não pedi e nem vou pedir a ninguém aqui na terra, pois não é meu perfil, talvez o motivo de estar tanto tempo no GM. Peço ao meu Deus. Esse sabe quem eu sou e o que fiz. Hoje sou um caçador de MAIS DIAS DE VIDA, DE SAUDE, BEM ESTAR e não de promoção. Promoção é reconhecimento de trabalho, de merecimento, etc, não de “lambe botas, entregão, etc. OK? Que Deus abençoe essas pessoas, e me livre dessas pessoas!! Em aos amigos que estão nesta situação, ou seja, impedido de entrarem no quadro de acesso, digo que não tem outra pessoas que possa entender mais do que eu, pois passei 10 anos, também impedido. Isso me machucou muito. Perdi amigos de turma. Fui desmoralizado dentro da minha instituição. Algumas autoridade do Estado botaram pra me tirar o couro, pois em algumas decisões ficou caracterizado que não era pelo que eu tinha cometido e sim em resposta para quem eu trabalhava, apoiava. Foi muito difícil. Depois da prescrição me restou uma enfermidade, que segundo alguns médicos, proveniente de tudo isso que passei. Por isso, sinto tanto o que vocês estão sentindo, que procurei alguns amigos que estão nesta situação e orientei que procurasse um acordo com a justiça, pois sabia que se isso não fosse feito iriam ficar impedidos por muito tempo, como eu!!! Digo mais meus melhores amigos de farda estão entre eles. Portanto nenhum motivo pra ser contra essa Lei, simplesmente por estar concorrendo.
    Maj PM LEAO, 15 anos de GM, 31 anos de Briosa Policia Militar, Casado, 02 filhos maravilhosos que Deus esta me dando a oportunidade de criar e com um grande desafio, que já estou na metade, ou seja, de ficar curado de uma enfermidade silenciosa que é sinônimo de morte. Amem?

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.