sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Da Assembleia Geral Virtual à Real e da crucificação de liderança

Por Joelson Dias, tesoureiro da AME/AC
Retirado do FaceBook

(Vamos tirar o Acre do vermelho!!!)

A última Assembleia Geral realizada pela Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) no Colégio Estadual Armando Nogueira, no último dia 14, deixou algumas marcas/mágoas e expôs alguns problemas da categoria que precisam ser trabalhadas, tanto pelas associações quanto pelos próprios militares. Primeiro mostrou que a categoria não amadureceu politicamente para tomar decisões mais sérias de reivindicação. Segundo, ainda não aprendemos a trabalhar com decisões que frustram nossas ideias pessoais, nossas formas de pensamento. Terceiro, ainda buscamos “crucificar” alguém pelas nossas mazelas.

A maneira como foi apresentada, pelo assessor Antônio Monteiro e pela secretária Flora Valadares (SGA), a planilha da Isonomia do Risco de Vida, de fato, não deixou dúvidas de que aquelas eram as últimas palavras do executivo a respeito do assunto. Mesmo que tantas outras palavras e documentos assinados fossem dados como promessas, as propostas anteriores não passaram de mero “cala-boca” e de promessas não cumpridas. As discussões e debates propostos por alguns militares durante a assembleia, que se estendeu além do tempo previsto e agendado, levavam a crer que o governo levaria uma “lavada” nas votações deliberativas. Não foi o que aconteceu. As propostas mais radicais como a de realizar a Operação Polícia Legal ou Operação Tartaruga caíram por terra quando a esmagadora maioria dos militares presentes escolheram a proposta governista. Naquele momento, entendi que a tropa não está preparada para qualquer atividade mais radical e que envolvesse coragem para pressionar o Executivo Estadual e até mesmo superiores hierárquicos, mesmo por via legal. Se em 2011, quando os ânimos estavam mais acirrados, tivemos muitas quebras de compromisso de membros da categoria, nessa não seria diferente. Faríamos as atividades sem a participação de todos, o que se tornaria perigoso. É triste escrever isso, mas a nossa tropa está pedindo pelo amor de Deus por uma migalha que cai da mesa de seus governantes. Falava com um amigo, ainda ontem, não foi uma nem menos que quatro pessoas que me pediram (na função de tesoureiro da AME/AC) para desfiliá-lo da associação para que pudessem abrir margem consignável de R$ 22,00 (vinte e dois reais) para contrair empréstimo, desses, nenhum era soldado. Esses setenta reais vai abrir uma margem maior ainda. Ironia. Nossa categoria está morrendo à míngua sob a sola do sapato do governo e ainda não aprendemos a reivindicar nossos direitos. Ainda não acordamos. É triste.

A decisão tomada pela categoria deixou muita gente com raiva. Entendo aqui todos aqueles que não puderam ir por estarem de serviço ou doentes e, aqui, já deixo minha ressalva, a esses tive prazer de receber ligações e repassar as decisões tomadas. Voltando. Observei ontem, depois de voltar de Sena Madureira, onde estávamos prestando apoio a um associado, que no Facebook havia pessoas revoltadas. É compreensível. Alguns escolhiam pessoas para culpar; outros, lamentavam pela própria categoria. Durante todo o evento, a maioria das falas e dos argumentos utilizados por coronel Deodato, Major Rocha, sargento Maurelando Leão, Roberval, por mim e por tantos outros indicavam para a categoria que não aceitassem aquela proposta oriunda da Casa Civil. Entretanto, sejamos lúcidos a reconhecer que fomos votos vencidos, reclamar nas redes sociais é importante, é sim, mas Assembleia Geral não acontece nas redes digitais. Precisamos realizar a “migração digital”, ou como se assinala no campo da comunicação, realizar a “convergência”, ou seja, fazer com que as lutas travadas pelo Facebook e pelo Twitter ganhem as ruas e torne-se material. Eu votei contra a proposta do governo, mas tenho que aceitar, mesmo que insatisfeito, o que a maioria decidiu e lutar e convencer os amigos de farda sobre as consequências de seus votos para a luta da categoria.

Costumo dizer que a política é a maior máquina que existe de se fazer inimigos. Aquele que não sabe ter inimigos afaste-se dela. Trilhar um caminho de representante de categoria não é fácil. Nossas lideranças tem a função ficar no meio da tensão da tropa, que pressiona, que liga e que quer resultados. Por outro lado tem o governo, a quem cabe a concessão do benefício e quase sempre não está disposto a colaborar. Se uma negociação se arrasta, pedimos pressa. Se tomamos medidas enérgicas somos tachados de radicais e acusados de partidários por alguns membros da categoria. A mim mesmo, já disseram que a AME é do deputado Rocha e por isso não conseguíamos nada. Outros já afirmam que a AME é do governo e por isso não são tomadas medidas enérgicas e não assumimos uma postura crítica. E de que lado estaríamos? O fato do presidente da AME, Isaque Ximenes, apresentar uma postura sóbria e equilibrada diante da realidade política tanto frente à oposição como frente à situação tem lhe custado um desgaste realizado pela própria categoria. Não são somente desgaste político, mas físico e mental. Buscar o interesse da categoria e de militares individualmente como ele tem feito não tem sido fácil.

Li em algumas postagens com referências ao Abrahão Púpio Carlos Mota. Segundo as críticas, ele teria direcionado as votações. Pessoal, não estamos trabalhando com pessoas inocentes que precisem que se pegue na mão para atravessar a rua. 90% do tempo da assembleia foram de críticas à proposta vencedora (fui uma das pessoas que criticou) e mesmo assim a maioria votou a favor dela. Vamos reconhecer. Acho injusto criticar um pela opção de vários. Para mim, a tropa tomou seus rumos e assumiu seus riscos. Tenhamos coragem de duvidar de nossas lideranças, mas sejamos honestos em reconhecer que todos somos culpados, se o resultado da votação foi, como se fala, um erro. Estamos atribuindo a sacanagem que o governo nos faz a uma pessoa da gente, do nosso meio, perdemos o “foco no inimigo” e estamos atirando em nossas próprias fileiras. Estamos nos ofendendo enquanto o governo faz festa por ter convencido a nossa categoria, por eles terem vencido mais uma. Isso aconteceu de verdade. O Abrahão tem suas falhas como eu tenho e como todos tem, fiz minhas críticas a ele e ele as soube ouvir e terei outras e eu sei que ele tem muitas relacionadas a mim. Ao contrário do que muitos pensam, não se tem tanta cordialidade entre os membros da AME quanto a alguns assuntos, batemos de frente, votamos e somos votados em diversas questões. Mas uma coisa que temos entre a gente é quando uma decisão é tomada pela maioria, todos assumem a causa e vão à luta. No fundo sabemos, que a divisão é a pior estratégia que poderíamos ter. 

Todo período de negociação deixa, tanto lideranças quanto categoria, com nervos à flor da pele. Muitas exaltações, muitas quedas. A estratégia do governo nunca muda. Prolonga o máximo de tempo possível para nos desgastar, elevar o descrédito, levar a posições radicais com as quais possa justificar uma negativa na mesa de negociação e depois levar para imprensa, no contato com o povo. Sempre foi assim. Entendo todas as críticas, a de Felipe Zanon, Fabio Junior Gonçalves da Silva, Ildemar Faria, Andre Peres e de tantos outros que estão descontentes com o caminho seguido. Acredito que conhecemos as pessoas que votaram na proposta, que conversemos com elas, que façamos a nossa orientação política, que consigamos abrir a mente de nossos amigos de farda para tomarem outras decisões políticas e que sejamos francos e honestos com nós mesmos. Façamos nossas assembleias virtuais, mas não esqueçamos de mostrar nossos descontentamento nas assembleias concretas, e lá que está nosso campo de guerra, nosso palco de luta.

EM 2014, VAMOS TIRAR O ACRE DO VERMELHO!!!

3 comentários:

  1. É MAIS UMA VITÓRIA DO GOVERNO E UMA GRANDE DERROTA PARA OS PM/BM, "TÁ DO JEITO QUE OS PTRALHAS GOSTAM", SÓ FALTA AGORA TODOS OS MILITARES VOTAREM MACIÇAMENTE NO PT PARA CONTINUAREM DEITANDO E ROLANDO E A GENTE SE FERRANDO..."NÓIS MERECE NÉ".

    ResponderExcluir
  2. Sou do Interior do Acre e não sei o que os assessores Antônio Monteiro e a secretária Flora Valadares (SGA), apresentaram com relação a planilha da Isonomia do Risco de Vida. Queremos saber o que eles proporam para a maioria presente na assembléia aceitar a proposta do governo.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.